postagens

domingo, 28 de outubro de 2012

MONONOKE



PRODUZIDO PELO CELEBRADO ESTÚDIO Toei, MONONOKE É UM ANIMÊ ESTETICAMENTE DIFERENTE DO QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS A ASSISTIR. ESSE É SÓ UM DOS SEUS PRINCIPAIS ATRATIVOS. INTÃO ... HERE WE GO FALA FALAR DELE! ^.^

UMA BREVE INTRODUÇÃO Ò.Ó

  Mononoke é uma série animada produzida pela Toei e foi feita com base em uma série de horror de 2006, chamada Ayakashhi:; Samurai Horror Tales(ou traduzida Ayakashi: Historias de Terror de Samurai, onde as Ayakashi são seres sobrenaturais presentes no folclore japonês). Mononoke continua a seguir o personagem principal, Kusuriuri, o vendedor de remédios, em sua saga para derrotar seres fantásticos que atormentam os humanos.
 Também conhecido como Ayakashi Bakeneko, a série original deu não só origem a Mononoke, mas também a uma adaptação para mangá publicada na Young Gan Gan Comics, em setembro de 2007.
 O fato é que Mononoke não é um anime comum. A trama pode até ter um enredo simples: um cara com certos poderes capaz de destruir seres sobrenaturais, mas a combinação de elementos e a forma como cada episódio é conduzido faz você ficar grudado na tela. Cada episódio mistura muito mistério e suspense com aparições sobrenaturais e um lado histórico e cultural do japão que tanto ocidentais como orientais adoram. Tudo isso combinado com uma animação de primeira e adicionando um ingrediente que não passa despercebido de maneira nenhuma: a arte.

      PINTURA ~YOOOOO~

 A estética usada neste anime pode até parecer experimental, mas ela atinge o leitor com algo muito pesquisado e trabalhado, como algo que sabe exatamente aquilo que busca. Imagine pinturas japonesas clássicas, adicione o toque da estética do mangá/ animê e tempere tudo com muita cor e uma animação fantástica: pronto, você terá uma ideia do que se trata Mononoke. Veja bem, eu disse" uma ideia". O bom mesmo é você assistir. A única parte ruim é o fato de que ler a legenda e olhar para todo aquele cena´rio deslumbrante é uma tarefa impossível. è provável que você tenha de ver duas vezes. A não ser, é claro, que você seja fluente em japonês. A maneira como o vento sopre, a chuva cai,o sangue espirra ou até como os personagens sentem os cheiros em Mononoke é linda, seguindo as estéticas especificas e que enchem os olhos.
 Essa estética ainda remete ao teatro Nô, uma forma clássica de teatro profissinal japonês, que combina canto, pantomia, musica e poesia e sempre foi uma das formas mais importantes do drama musical clássico japonês, executado desde o século XIV.
 A arte é o primeiro e, na minha opinião é o mais importante do anime. é claro que é a primeira coisa que você nota logo de cara, e pode ter até quem não goste da estética(bakas,bakas,bakas!), mas será unânime que ela chama atenção. Não é apenas um elemento diferenciado ou experimental, a arte de mononoke serve a um propósito, que é transportar o espectador para o clima do desenho, uma atmosfera de  fantasia, de surrealidade e também de coisa histórica, antiga. E nisso, caro leitos, o animê não poderia ser mais bem sucedido, pois além da arte trabalhada cuidadosamente, o animê conta também com uma trilha sonora belissimamente integrada a estética e à história.


MONONOKE NÃO É AYAKASHI!.

 A história de Mononoke gira em torno de um misterioso vendedor de remédios (Kusuriuri) e suas batalhas contra os espíritos malignos chamados mononoke. Com sua espada ele é capaz de exorcizar esses espíritos , mas só pode ser desenbanhada se o vendedor souber a Forma ( katachi), a verdade( makoto) e o arrependimento (kotowari) do espirito, sendo que a Forma é a forma real da mononoke, a Verdade é seu estado físico ( o que ocorreu para que aparecesse o espirito) e o Arrependimento é o estado de sua alma( o que faz o espirito agir daquela maneira). O Kusuriuri procede sempre da mesma maneira, pois ele só pode  acabar com a mononoke se conseguir identificar esses tres fatores, que são dados sempre pelos envolvidos em cada situação.

 A mononoke é também um espirito, mas não é uma ayakahsi. As ayakahsi são espíritos do outro mundo, que podem ser tanto bons quanto maus. A mononoke porém, é quando uma forte emoção humana, normalmente ocasionada por algum trauma, se apodera de uma ayakashi. A mononoke então ira destruir todos aqueles que foram responsáveis pelo sofrimento, além de se colocar em seu caminha. A palavra "mononoke" pode ser traduzida como " doença divina"(castigo talvez?) já que " mono" refere-se a " natureza divina" e "ke" a "doença".
 É uma história em que há muito envolvimento emocional ,pois ela não trata só de fantasmas, morte e sangue. Ela confronta a natureza humana, a vergonha, o medo , a mentira e tudo que há de mais podre dentro da alma humana e as consequencias dos atos que esses sentimentos mesquinhos trazem. Em 12 episódios, o animê se divide em 5 histórias, ou contos, em que o Kusuriuri precisa acabar com determinadas mononokes.


 ATENÇÃO O CONTEÚDO ABAIXO PODE CONTER SPOILERS
OBS:! EU NÃO VOU FALAR QUAIS EPS QUE FALAM DE DETERMINADOS CONTOS POR QUE QUERO QUE VOCÊS ASSISTAM A MONONOKE Ò.Ó!

ZASHIKI-WARASHI( CONCERTEZA VOCÊS JÁ DEVEM TER OUVIDO ESSE NOME EM ALGUM ANIMÊ DA VIDA AI)

Os episódio * e * se passam em uma pousada. Enquanto Kusuriuri convença com a dona do local, chega uma mulher gravida, que diz estar sendo perseguida e pede abrigo. A dona da pousada decide abrigar a mulher, porém como o local estava lotado leva a jovem até um quarto reservado, que depois descobre-se estar assombrado por um grupo de Zashiki-Warashi(divindades-crianças). As Zashiki Warashi acabam matando o assassino que estava atrás da mulher gravida e então o Kusuriuri começa seu trabalho ao descobrir que os espíritos são na verdade Mononoke.
 A dona da pousada e o gerente acabam revelando que o local antes funcionava como bordel e que havia um local específico do prédio onde as prostitutas davam a luz a crianças indesejadas, que eram mortas em seguida, sob ordem da dona da pousada, que mandava no bordel. O quarto cedido a mulher gravida era usado como o local de oferenda aos bebes mortos e assim ali se concentram muita dor e tristeza. Kusuriuri percebe então que a mononoke é atraída pela gravida, pois ela apresenta um grande desejo de dar a luz o nené que carrega no ventre: as  Zashiki Warashi querem na verdade que a mulher faça-os nascer também. Apesar de a mulher concordar com isso, as Zashiki Warashi vêem o grande amor que a mulher nutre por seu filho ainda não nascido e que seu corpo só será capaz de dar a luz apenas um bebe, assim elas partem.



UMIBOZU

 Os episódios *,*e* ocorrem dentro de um luxuoso navio mercante, onde o Kusuriuri viaja com outros passageiros( dois monges budistas(um eu acho que é gay na minha opinião), o dono do navio, um samurai, uma empregada que já conhece as habilidades do Kusuriuri e um menestrel).

 Durante a viagem eles são jogados no chamado Triangulo do Dragão, uma parte dos mares que se diz assombrada por ayakashis. Ali eles são confrontados por uma ayakashi em forma de peixe, o Umibozu, e ele exige que os passageiros revelem seus maiores medos. Assim, o grupo descobre que o mais velho dos monges é o responsável por eles terem se perdido no meio do Triangulo do Dragão: ele fez com que o navio se desviasse da rota para que pudesse encontrar sua irmã, Oyou, oferecida em seu lugar como sacrifício ao mar a 50 anos atrás. O monge pensava que Oyou tinha sido a responsável por ter atraído as ayakashi e criado o Triangulo do Dragão, mas o Kusuriuri que na verdade é o monge responsável: incapaz de aceitar que ficou feliz ao invés de se sentir culpado por a irmã tomar seu lugar no sacrifício, o monge permitido que suas mais negras emoções se separassem dele e se juntassem as ayakashi e tomassem a forma de mononoke

NOPPERA-BO

  Nessa parte do animê engloba os episódios * e *, começando com a confissão de assassinato. Uma mulher chamada Ochou, desejando liberdade, porém sem saber como agir, confessa ter matado o marido e a família toda dele. O Kusuriuri porém não acredita na história  e sente a influencia de uma mononoke no caso. Assim ele se encontra com Ochou na prisão e pede a ela que revel a verdade. Mas o que se revela a ele é apenas um espirito de forma humana usando uma mascara de teatro -Nô.
 O espirito luta contra Kusuriuri e pede para a mulher fugir; apesar de não conseguir a verdade, o Kusuriuri percebe que aquela não é a verdadeira forma da mononoke e vai atrás  de Ochou para descobrir a verdade. Encontra então o espirito com Ochou, que esta convencida de que foi o homem usando a mascara de Nô que lhe proporcionou liberdade quando ajudou a matar o marido. Porém Kusuriuri descobre a verdade e consegue convencer Ochou de que ao cometer o assassinato na sua real vontade era de matar a si mesma: Ochou casou-se com um homem de boa família, abastardo, e tudo de acordo com a vontade da mãe dela; Ouchou colocou o desejo da mãe em primeiro lugar, como se fosse o seu próprio, fazendo de tudo para agrada-la, mesmo os familiares do marido e ele próprio maltratando-a e abusando dela.

NUE

 Os episódios * e * contam a história de Lady Ruri, a única herdeira da escola de incenso Fuenokouji, e de como sua mão estava sendo disputada por quatro pretendentes que desejavam desposa-la.
 Eles chegam a mansão de Lady Ruri para participarem da competição de incenso: aquele que ganhar, deverá ser o futuro marido da dama. Um dos competidores, porém, não compareceu a prova e coincidentemente o Kusuriuri  se encontra na mansão e por isso toma o lugar do pretendente que faltou. Durante a competição Lady Ruri é misteriosamente assassinada e isso gera uma séria discussões entre os competidores, que pretendem ficar com a escola de incenso não por amor a dama ou a essa arte, mas sim devido a um pedaço de madeira chamado Toudaiji, que diz dar grande poder àquele que o possui.
 Neste conto, nenhum dos pretendentes ganha a competição e todos mostram-se ruins de caráter, morrendo de forma horrível. O Kusuriuri pede então ao Toudiji, que na verdade é uma mononoke, que se revele e o destrói

BAKENEKO
  essa é a história mais diferente de todas, pois enquanto os outros contos acontecem visivelmente na era Edo, esse ultimo englobando os episódios *,* e *, acontecem em um período muito mais recente, provavelmente no anos de 1920, deixando implícito que Kusuriuri não é um Humano comum e vive infinitamente ou ele é capaz de viajar no tempo em busca de mononokes. O Kusuriuri embarca em um bonde juntamente com vários passageiros. Durante a viagem, eventos paranormais são presenciados, sendo que o mais importante deles é o que Kusuriuri mais seis passageiros são colocados magicamentente para o primeiro vagão. É obvio que há uma mononoke envolvida e então o Kusuriuri começa a interrogar os passageiros para descobrir se há algum tipo de conexão entre eles.
 o que se descobre é que todos os presentes tem alguma coisa a ver com a morte de uma jovem jornalista local. Sua morte foi dada como suicídio, já que ela se jogou de uma ponte, na frente do trem , e foi atropelada por ele. Aos poucos ele descobre que a história é um pouco diferente e que a mulher  na verdade foi assassinada, jogada da ponte, pois descobriu uma trama politica que queria revelar para o jornal.  A monononke foi formada a partir do forte sentimento de vingança da mulher morta em combinação com os vários espíritos gatos que morreram nos trilhos do trem.

KUSURIURI

 O vendedor de remédios é um misterioso homem errante, com vasto conhecimento do sobrenatural dos espíritos. Ele possuía aparência mistica, assim como a enorme caixa de madeira em que carrega seus remédios, apetrechos e a espada demoníaca espada, uma vez liberada da bainha, transforma-se em uma criatura que parece fazer parte do vendedor e que duela com as mononokes e as destrói. A espada, segundo Kusuriuri, tem quatro deveres:cortar, apunhalas,rasgar e trinchar.
 Apesar de sua origem ser desconhecida, é evidente que o Kusuriuri nao é humano, ou pelo menos não é totalmente humano. Ele é imortal? ele é capaz de viajar no tempo? as orelhas de elfo tem algum proprósito ou indicam alguma origem? Impossível saber. à única coisa que se sabe é o que é revelado no conto Umibozu, quando a ayakashi pergunta qual é o seu maior medo. Responta: é que no fim do mundo não haja mais forma, verdade ou arrependimento e que então ele não mais terá motivos para existir.

UM PERÍODO IMPORTANTE DA HISTÓRIA

 Mononoke se passa no Japão durante a Era Edo, de 1603 a 1868, quando o Shogunato Tokugawa governava o país da cidade Edo(atual Tokio. Durante este período foi estabelecida uma nova ordem social, na qual os samurais eram a elite gerreira do Shogun e abaixo deles estava o resto da hierarquia.
 Nesta hierarquia estabelecida, logo abaixo dos samurais estavam os camponeses, maioria da população, e em seguida estavam os artesões e depois os mercadores, com o status social mais baixo.
 Os samurais tinham permição para portar armas e por isso só personagens de mononoke se assustam logo no primeiro episódio ao ver quem um comerciante de remédios carrega uma espada.
 Este é um período cultural bastante fértil da história japonesa e ainda no primeiro episódio do animê nos da elementos culturais: o titulo do primeiro capitulo é " zashikiwwarashi" que significa algo como "guardião do lar" e também pode descrever uma divindade-criança, como a que aparece no episódio.

  BUDISMO E ALMA HUMANA
  
  
 Mononoke é muito mais que um animê para pura diversão. Ele está ali para entreter,logico, mas também joga na nossa cara toda a podridão de uma alma humana. O kusuriuri não está nesse mundo para ajudar ninguém, e isso fica nítido durante os contos. Isso porque ninguém quem se envolve com as mononokes durante as histórias é inocente todos tem sua parcela de culpa e de sentimentos mesquinhos. O papel do Kusuriuri é simplesmente limpar o mundo das mononokes, nada mais.
 Juntamente com a liberação da espada o Kusuriuri aplica uma especie de exorcismo derivado do budismo, uma forma de ação denominada San Himitsum que significa literalmente" três segredos", refletindo-se aos segredos do corpo, da boca e da vontade. Através deles o budista procura o caminho da iluminação e alguns praticamente acreditam que esses segredos podem inclusive ser usados para acordar poderes especiais como o poder de cura e o poder do exorcismo.
 Mononoke está longe de sem um desenho qualquer, começando pela estética artística que apresenta. Além disso, é um anime para assistir com o tempo, já que se você começar  a ver o primeiro episódio só ira desgrudar da tela no ultimo.rsrsr.


MAIS UMAS FOTINHAS AI PRA VOCÊS ^.^




TEXTO TIRADO DA REVISTA NEW TOKIO .